Ditado de alfabetização: ortografia ge/gi ce/ci

Ao longo do ano o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita.

Nos ditados de alfabetização, são aplicadas como atividades do 3º ano, seja ela com dificuldades ortográficas ou não, permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.


Para que haja uma compreensão nas palavras com correspondências regulares, os alunos devem refletir sobre as irregularidades que ocorrem no processo da escrita, pois o fonema é representado diferente.


Além de objetivos práticos como a organização de parcerias produtivas de trabalho e o acompanhamento da evolução dos alunos, a realização destes ditados ilustrados, pressupõe um respeito intelectual do professor em relação ao conhecimento do aluno. 


Significa assumir que os alunos pensam sobre a língua escrita – formulando hipóteses sobre o seu funcionamento – e que é primordial para o desenvolvimento de um bom trabalho conhecer detalhadamente o que eles pensam sobre o sistema alfabético.

De acordo com as habilidades alinhado a BNCC:
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu;
Baixe em PDF clique aqui
senha : DANIEDUCAR
Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy