FICHAS DE LEITURA : ALFABETIZAÇÃO – TURMA DA MONICA

Ao apresentar as fichas de leitura :  alfabetização – turma da monica  ajuda o aluno avançar na aquisição do sistema alfabético, fazendo uso de diferentes estratégias de leitura.
                                                       
                                  
Saber ler palavras é um passo essencial no desenvolvimento da leitura proficiente.
 
Por isso que as fichas de leitura :  alfabetização – turma da monica é um ferramenta importante no processo de alfabetização.
 
As atividades de leitura ajudam no processo em que o aluno realiza a construção e a compreensão do significado das palavras em um texto. Então, quanto mais grafias o leitor aprende, maiores serão suas possibilidades de fazer uma leitura.
 
Cada criança aprende a ler de forma diferente.
 
Uma deles é a leitura por estratégia de decodificação que faz uso do conhecimento das relações grafema-fonema para identificar o som correspondente de cada letra nas palavras escritas, usando as regras de combinação do sistema de escrita no reconhecimento de sílabas.
 
Outra forma de leitura é por analogia  que exige o conhecimento de partes de palavras já conhecidas para entender a palavra desconhecida. 
 
Essa estratégia só funciona quando os leitores já aprenderam algumas palavras com padrões ortográficos semelhantes.
 
Depois de utilizar esta estratégia de palavras , o professor apresenta pequenas frases e em seguida textos para que gradativamente a  leitura seja fluente envolvendo a seleção, antecipação, inferência e verificação, sendo o uso dessas estratégias que permite controlar, compreender o que se está lendo.
 
Depois de todo este processo e estratégias , o aluno pode tornar -se um leitor que seleciona as informações para melhor atendem as suas necessidades. 
 
Portanto além de ser um leitor , o aluno deve interpretar, compreender e identificar informações implícitas e explícitas, que possa estabelecer relações entre os textos lidos. 
 
Para formar um leitor competente é necessário colocá-lo em constante leitura.
 
Por tudo isso, o trabalho com fichas de leitura de alfabetização tem a intenção de formar leitores iniciais, mesmo que seja somente palavras no começo, mas que  com a prática da leitura há um estímulo da imaginação auxiliando o aluno no momento de escrever e como escrever
 
O papel do  professor é mediar a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura  aprendizagem da leitura, considerando-se estes dois componentes: decodificação e compreensão.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
5 Comentários
  1. Unknown Diz

    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. Unknown Diz

    Adorei essa atividade com as fichas de leitura, elas são mais acessíveis para os alunos lerem.Bom mesmo!

  3. Unknown Diz

    Muito boa a atividade e sua generosidade em dividir, Deus a abençoe.

  4. Luciana Lima Diz

    Amei as fichas.Obrigada por disponibilizar.

  5. rosemeire Diz

    muito obrigada adorei as fichas parabéns que Deus a ilumine sempre

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy