FICHAS DE LEITURA : ALFABETIZAÇÃO – TURMA DA MONICA
Ao apresentar as fichas de leitura : alfabetização – turma da monica ajuda o aluno avançar na aquisição do sistema alfabético, fazendo uso de diferentes estratégias de leitura.
Saber ler palavras é um passo essencial no desenvolvimento da leitura proficiente.
Por isso que as fichas de leitura : alfabetização – turma da monica é um ferramenta importante no processo de alfabetização.
As atividades de leitura ajudam no processo em que o aluno realiza a construção e a compreensão do significado das palavras em um texto. Então, quanto mais grafias o leitor aprende, maiores serão suas possibilidades de fazer uma leitura.
Cada criança aprende a ler de forma diferente.
Uma deles é a leitura por estratégia de decodificação que faz uso do conhecimento das relações grafema-fonema para identificar o som correspondente de cada letra nas palavras escritas, usando as regras de combinação do sistema de escrita no reconhecimento de sílabas.
Outra forma de leitura é por analogia que exige o conhecimento de partes de palavras já conhecidas para entender a palavra desconhecida.
Essa estratégia só funciona quando os leitores já aprenderam algumas palavras com padrões ortográficos semelhantes.
Depois de utilizar esta estratégia de palavras , o professor apresenta pequenas frases e em seguida textos para que gradativamente a leitura seja fluente envolvendo a seleção, antecipação, inferência e verificação, sendo o uso dessas estratégias que permite controlar, compreender o que se está lendo.
Depois de todo este processo e estratégias , o aluno pode tornar -se um leitor que seleciona as informações para melhor atendem as suas necessidades.
Portanto além de ser um leitor , o aluno deve interpretar, compreender e identificar informações implícitas e explícitas, que possa estabelecer relações entre os textos lidos.
Para formar um leitor competente é necessário colocá-lo em constante leitura.
Por tudo isso, o trabalho com fichas de leitura de alfabetização tem a intenção de formar leitores iniciais, mesmo que seja somente palavras no começo, mas que com a prática da leitura há um estímulo da imaginação auxiliando o aluno no momento de escrever e como escrever
O papel do professor é mediar a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura aprendizagem da leitura, considerando-se estes dois componentes: decodificação e compreensão.

Este comentário foi removido pelo autor.
Adorei essa atividade com as fichas de leitura, elas são mais acessíveis para os alunos lerem.Bom mesmo!
Muito boa a atividade e sua generosidade em dividir, Deus a abençoe.
Amei as fichas.Obrigada por disponibilizar.
muito obrigada adorei as fichas parabéns que Deus a ilumine sempre