Atividades de produção de bilhete para o 3o ano
As Atividades de produção de bilhete para o 3o ano são gêneros textuais importantes para dar início a pequenas produções de texto.
Portanto nas Atividades de produção de bilhete para o 3o ano são trabalhados o sistema de escrita alfabética
Objeto(s) do conhecimento: Escrita autônoma e compartilhada / Construção do sistema alfabético
As habilidades da BNCC: (EF35LP08) utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Os objetivos trabalhados Atividades de produção de bilhete para o 3o ano
- Reconhecer a estrutura e a finalidade do gênero textual bilhete;
- Elaborar bilhetes;
- Identificar no texto, o assunto abordado;
- Identificar a finalidade de um texto;
- Relacionar os diferentes tipos de mensagens e suas características;
- Utilizar a letra maiúscula em frases e textos;
- Observar os diversos contextos de utilização do bilhete;
- Localizar informações explicitadas no texto;
Enfim a finalidade desta aula é trabalhar a interpretação de texto oral e escrita para desenvolver as seguintes habilidades:
- Identificar o assunto no texto;
- Identificar a finalidade de um texto;
- Localizar informações explicitadas no texto.