Os significados do símbolos do natal

Os significados do símbolos do natal caracterizam essa época do ano estão repletos de histórias e significado.  

Conheça a origem e os significados do símbolos do natal                                         

PAPAI NOEL

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C.. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. 

A campanha publicitária fez tanto sucesso que a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo e está viva até hoje.

Essa figura do bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. 

Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas e vem trazer alegria para as famílias durante as festas natalinas.

                                         PINHEIRO

Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:

Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo.

 A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. 

A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. 

E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a ideia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta árvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).

O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.

      
                                     PRESÉPIO
Foi São Francisco de Assis quem idealizou a representação do nascimento de Jesus com figuras, após 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis.

A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas, em mosaicos.

No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.

                                           SINOS
Os sinos sempre representaram o instrumento que anunciava as grandes festas populares, e no Natal eles atingem a sua importância máxima.

                                            VELAS
As velas simbolizam a luz das estrelas que guiaram os Reis Magos.

                                            BOLAS
Por seu formato e pelo colorido, as bolas simbolizam o fruto da “Árvore da Vida”.

                                      O PRESENTE

Alguns autores dizem que os presentes simbolizam o presente que Deus nos deu com o nascimento de Jesus.

Outros associam a sua representação aos presentes que Jesus recebeu dos Reis Magos.
Atividades de sala de aula :

                                      ESTRELA
A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como “bússolas naturais” das pessoas. 

Hoje os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objeto de estudo. 

Contudo durante milhares de anos eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos. 

Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. 

A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor – desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra , é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. 

Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida.

 
 
     
Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy