Atividades de alfabetização – aniversário

Preparei pra vocês estas sequencias de atividades de alfabetização – aniversário em arquivo PDF para trabalhar em sala de aula , abordando este tema que abrange a todos.


Estas atividades de alfabetização – aniversário, estão voltadas para ano do ensino fundamental ou 3º ano.

Trazer este tema como estas atividades de alfabetização – aniversário é lembrar de um fato importante para a histórico do aluno e vivencia familiar e no cotidiano da escola.

O professor pode anexar na sala de aula desde o início do ano letivo um calendário de aniversariantes de cada aluno,para que as crianças se atentem as datas, meses do ano e ainda verifiquem as datas dos aniversariantes da classe.

Outras estratégia para executar nestas atividade são:

  • Explorar a cantiga anexada;
  • cantar com os alunos observar os versos e rimas , além da sequência de versos.
  • Levantar outras músicas cantadas em aniversários.
  • Registrar a cantiga na lousa e cante com os alunos.

De acordo com as habilidades da BNCC devem ser trabalhadas:

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção,entre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas,trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras,palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais,mediais ou finais para criar novas palavras.



Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy