Atividades 3º ano fundamental – Noticia
Atividades 3º ano fundamental – Noticia
Nas Atividades 3º ano fundamental – Noticia apresenta este gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia.
Aliás as Atividades 3º ano fundamental – Noticia podem ser encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Porém as atividades de língua portuguesa 3º ano podem ser trabalhadas relacionadas a data comemorativa dia das mães.
O texto foi retirado da revista Veja que traz a vida de mães que trabalham fora no domingo no qual comemora o dia delas.
Em suma , além do texto a atividade apresenta interpretação sobre a Noticia com espaços para os alunos responderem.
Como trabalhar COM AS Atividades 3º ano fundamental – Noticia
Portanto trata -se de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação.
Eles são encontradas em jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Contudo as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos.
Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião.
Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor.
Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações.
Os objetivos deste gênero textual são:
- Retomar a reportagem anterior.
- Reconhecer elementos do texto jornalístico.
- Interpretar reportagem.
As habilidades de acordo com a BNCC:
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da
vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto),apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio, etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Enfim esta proposta de atividades língua Portuguesa são sobre o gênero textual notícia do dia das mães e compreensão sobre o texto lindo.
OBRIGADA PELA PUBLICAÇÃO.