Atividades com sinais de pontuação

Nestas duas Atividades com sinais de pontuação   podem ser aplicados em sala de aula desde os anos iniciais

Contudo os objetivos desta atividades para 4º ano do ensino fundamental é trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.

Portanto com estas Atividades com sinais de pontuação espera-se que as crianças aprendam sobre seu uso e as utilizem adequadamente.

Atividades com sinais de pontuação para que serve

Primeiramente os sinais de pontuação são importantes para produzir individualmente a oralidade quanto as entonações e na prática de escrita por meio de pequenos excertos de poemas, frases com intencionalidades específicas, classificando-as conforme a pontuação utilizada.

Sobretudo o motivo para a existência dos sinais de pontuação consiste em trazer para a língua escrita as complexas configurações de pausas, entonações, ritmos e melodias.

Aliás estas é que marcam a língua falada, constituindo efeitos de sentido adequados para o contexto em que os textos são produzidos.

Porém alguns alunos podem encontrar dificuldades no momento de transcrever essas complexas marcas da língua falada para a língua escrita. 

Ao encontrarem barreiras para compreender onde se localiza o começo e o fim das orações, os alunos poderão sentir dificuldades em empregar sinais de pontuação. Pois os que demarcam pausas sonoras entre as orações e que ditam o ritmo e melodia permitem transformar a língua escrita em língua falada.   

Assim, os alunos podem utilizar aleatoriamente pontos finais ou vírgulas sem uma relação direta desses sinais com suas funções.

Simplesmente porque sabem que, em uma frase, a presença de tais sinais é obrigatória para poderem chamar de frase .

Por sua vez, as dificuldades de identificar e empregar corretamente os sinais de pontuação podem comprometer a interpretação textual de modo que efeitos de sentido podem ser perdidos ou mesmo mal compreendidos durante a leitura.  

  As habilidades alinhados a BNCC:  EF04LP05

Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime!
Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão.
                   © Todos os direitos reservados – @danieducar
Direitos Autorais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.