Atividades coordenação motora fina

Atividades coordenação motora fina

As atividades de coordenação motora fina na educação infantil permite que criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos do lápis , giz de cera, tinta para tracejar uma linha ou objeto com o domínio das mãozinhas.

Através das atividades de coordenação motora  fina tem a função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas podem ser feitas intrinsecamente relacionado à ação das mãos.

Também vale ressaltar que o trabalho com a coordenação motora fina educação infantil 3 anos é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

É imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança.

O aconselhável é que se promovam exercícios que sigam do mais fácil ao mais difícil.

Estas atividades de coordenação motora fina na educação infantil paisagem, com linhas para a criança tracejar no interior, e interligar os animais até seus objetos.

Quais são as tarefas que auxiliam a coordenação motora fina?

Massa de modelar: um objeto que praticamente todos nós já brincamos um dia, a massinha é ideal para as crianças, pois elas podem manuseá-la, apertar, fazer bolinhas; promover movimentos de sobe e desce com os dedinhos; utilizar força na mãozinha que o pequeno tiver mais domínio.

Papel: uma tarefa simples e que proporciona muitos benefícios é o ato de amassar papel e fazer bolas; ou, então, encher uma meia.

Nessa prática como estas Atividades coordenação motora fina as crianças movimentam as mãos e exercitam a coordenação motora fina.

Ao longo de seu desenvolvimento, a habilidade vai se aperfeiçoando, o que torna o pequeno mais seguro no manuseio de objetos e no próprio controle das mãos.

Além disso, vale salientar que rasgar papel faz com que o pequeno trabalhe movimentos simultâneos e alternados.

Fios e barbantes: essa tarefa é muito interessante, pois ela induz a criança pegar algum objeto e dar um uso a ele. Desta forma estimularão também a criatividade na hora de botar a imaginação para funcionar.

Pintura: os pequenos podem fazer seus desenhos à base de tinta com a mão, com pinceis, com esponjas.

Dobraduras simples: elas incentivam a coordenação motora e são bastante prazerosas para as crianças.

Importante salientar que o exercício prático é indispensável para melhorar a capacidade dessa movimentação com as mãos.

Enfim o papel da escola é primordial nesse contato com os objetos e o que eles podem proporcionar para a coordenação motora fina das crianças .

Logo, há uma série de possibilidades que podem otimizar a coordenação motora de seus filhos.

Veja como imprimir as Atividades coordenação motora fina

Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão disponíveis no DRIVE DO GOOGLE

Para baixar os arquivos digite a senha: INFANTIL

Clique aqui para fazer o download em PdF

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy