Atividades de alfabetização – ordem alfabética

Estas Atividades de alfabetização – ordem alfabética consiste em um plano de aula com utilização da agenda telefônica como instrumento de organização dos nomes dos colegas da sala.

Portanto através destas Atividades de alfabetização ordem alfabética é utilizada como estratégia de escrita realizada com a turma da sala.

O conteúdo abordado neste  plano de aula – Agenda telefônica compõe as letras do alfabeto de a á z para que as crianças com ajuda da professora como escriba organizem os nome da chamadinha da sala.

O principal objetivo é :

  • identificar a letra inicial dos nomes dos alunos. 
  •  Utilizar a ordem alfabética para inserção de nomes na agenda telefônica. 
  • Reconhecer os contextos de uso da agenda telefônica. 

Plano de aula – Agenda telefônica

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Plano%2Bde%2Baula%2B-%2BAgenda%2Btelef%25C3%25B4nica%2B.jpg

Desenvolvimento

Primeiramente apresente vários modelos de agenda e converse com as crianças sobre as situações de uso.

Depois pergunte a respeito das ocasiões em que elas costumam ver os adultos utilizando esse objeto e sugira que citem situações em que precisariam fazer isso também.

Desafie-as a observar os diferentes aspectos da organização de uma agenda: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as letras que a subdividem etc.

Consequentemente questione a necessidade dos nomes e dos números a serem registrados por escrito na agenda.

Por que não podemos guardar essas informações na memória? Indagações como essa ajudam a compreender que a agenda permite arquivar dados a serem consultados posteriormente.

Portanto é hora de fazer a intervençãp sobre a função das letras que aparecem dividindo as partes do caderninho.

Por que elas sempre aparecem? Por que estão em ordem alfabética? Essa reflexão contribui para pensar na melhor maneira de organizar os nomes, de modo a facilitar a consulta.

Por fim, discuta com a turma quais informações podem ser registradas na agenda. Onde devemos escrever o número do telefone? Há um campo para escrever o endereço do amigo?

Agora é o momento de pensar como organizar os nomes que farão parte da agenda.

Atividades de alfabetização - ordem alfabética

Como montar a agenda telefonica

Distribua para o grupo fichas com o nome de todos e sugira que agrupem aqueles que começam com a mesma letra, respeitando a ordem alfabética.

Oriente os estudantes a consultar o alfabeto disponível na parede da sala.

Crie oportunidades para que analisem detidamente as letras iniciais e finais, identifiquem os nomes diferentes que começam ou terminam da mesma forma e antecipem o número de letras necessárias para escrever determinado nome.

Concluída a lista, faça a preparação para o registro na agenda, como ler as listas organizadas pela letra inicial para revisá-las e certificar-se de que está correta e localizar as letras nas quais não há nomes para serem escritos.

Em suma : para finalizar escreva no quadro a lista em ordem alfabética feita pelos alunos.

Cada um deve registrar, ao lado do próprio nome, o número do seu telefone. Oriente-os a copiar na agenda os nomes e telefones dos colegas em ordem alfabética.

Avaliação

A consulta à agenda passa a ser uma atividade permanente para que os estudantes entrem em contato com os colegas.

Além disso, eles podem, ao longo do ano, incluir os dados de novas pessoas e, assim, o uso será ampliado para além do contexto escolar.

O trabalho será realmente um sucesso se você planejar várias situações em que a agenda deva ser usada.

fonte : revista nova escola

Atividades de alfabetização - ordem alfabética
Atividades de alfabetização - ordem alfabética
Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy