Atividades de língua portuguesa – bilhete
Apresento para vocês estas Atividades de língua portuguesa – bilhete , um gênero textual muito antigo utilizado como meio de comunicação entre as pessoas.
O mundo da alfabetização existe inúmeras estratégias de escrita e um deles ainda tem enfase e importância como estas Atividades de língua portuguesa – bilhete.
O mundo da alfabetização existe inúmeras estratégias de escrita e um deles ainda tem enfase e importância como estas Atividades de língua portuguesa – bilhete.
Uma delas é importante apresentar aos alunos os gêneros textual da disciplina de de língua portuguesa – bilhete .
Esta inserção no mundo de alfabetização e escrita, acontece antes mesmo das crianças entrarem na escola.
Em nossas aulas, principalmente na alfabetização, precisamos criar situações de aprendizagem que levem as crianças a se apropriarem da escrita.
Uma das maneiras é trazer para dentro das escolas as práticas de escrita do dia a dia, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos, para que essa escrita tenha sentido e significado.
Ao mesmo tempo em que a criança vai compreendendo a função social da linguagem, sente a necessidade e o desejo de ler e escrever, afinal, aprendemos a escrever essencialmente para nos comunicar com o outro e registrar desejos, ideias e informações.
Um gênero textual que explora a linguagem escrita em nosso cotidiano, que está presente na vida de muitas pessoas e tem significado para as crianças é o bilhete.
Atualmente, mesmo com tantas outras formas e suportes da língua escrita que utilizamos, o bilhete ainda se faz necessário e presente, principalmente na escola.
Apresento um sequência didática que elaborei para explorar o gênero textual do bilhete para os alunos da alfabetização.
Para iniciar a aula é importante apresentar aos alunos as 3 etapas da escrita do bilhete.
Começo: nesta etapa é essencial levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero textual bilhete. Para isso, vale mostrar diferentes tipos de bilhetes e explorar suas características oralmente.
Fazer intervenções com perguntas, de forma a auxiliá-los a identificar as características e diferenças em relação a outros gêneros, em quais situações ele se faz necessário, entre outros aspectos.
Meio: nessa etapa devem ser apresentadas as atividades que serão realizadas pelos alunos, levando em conta a proposta do estudo, as atividades abaixo e os conhecimentos prévios dos alunos, com o objetivo de desenvolver as habilidades e competências escritoras necessária
Fim: Depois dos passos de exploração, modelização e experimentação da produção de escrita, é hora de saber se a aprendizagem dos alunos foi efetiva. Entregue as atividades em folhinhas separadas ou realizar no caderno.
Depois para finalizar é interessante que os educandos escrevam um bilhete individual para os colegas da sala e depois troquem e leem o que recebeu.
Essa etapa é o momento de avaliar a aprendizagem das crianças, no meu caso em relação à compreensão e ao uso do gênero textual (bilhete).
Vale lembrar que uma sequência didática não é apenas uma coletânea de atividades desconexas ou ligadas apenas pela temática. Ela pressupõe organização, sistematização, intencionalidade na aprendizagem e percurso didático.
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