Atividades de matemática -Tangram

Nas Atividades de matemática -Tangram podemos desenvolver diversas habilidades e conhecimentos através das formas geométricas.

Sobretudo esta Atividades de matemáticaTangram tem a finalidade em desenvolver várias habilidades como :

  • reconhecimento de figuras geométricas,
  • semelhança de triângulos, ângulos e retas paralelas.

Os objetivos do tangram são:

  • Desenvolver a criatividade e o raciocínio usando o milenar jogo do tangram.
  • Desenvolver a concepção de área, perímetro e visualização das figuras geométricas relacionadas.
  • Construção de figuras usando o tangram.
  • Incentivar o uso de atividades lúdicas em sala de aula como ferramenta auxiliar para a compreensão do conteúdo.

O que é Tangram?

O trangram trabalha com habilidade na construção de desenhos com quebra cabeça com 7 peças geometricas.

Aliás esta é uma forma divertida de construir figuras como : gato, cachorro, casa e outros objetos.

Portanto além de desenvolver habilidades, trabalhar foco, concentração, lateralidade e introduzir figuras geométricas , o Tangram explora a criatividade.

Desta forma é possível que as crianças aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas. Assim acaba contribuindo em muito para a educação emocional.

O Tangram significa em chinês ‘sete peças de habilidade’.

Portanto é um quebra-cabeças geométrico formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

A lenda do Tangram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Atividades-de-matemática-Tangram-1.png

Uma antiga história chinesa conta que um sábio, um velho sábio, deveria levar um precioso quadrado de vidro ao Rei que precisava dele para concluir uma janela em seu palácio.

O pedaço quadrado de vidro foi envolto em seda e lona e colocado na mochila do sábio, pois a viagem seria longa, atravessando desertos, rios, campos e florestas.

​Depois de percorrer este longo trajeto, ele chegou a uma montanha, subiu ao seu topo e de lá  vislumbrou o palácio do Rei.

Satisfeito por ter quase chegado, se descuidou,  tropeçou e caiu.  Ao se levantar e verificar sua mochila, percebeu que o vidro havia se quebrado, mas mesmo assim, seguiu até o seu destino.

Quando ele encontrou o Rei, contou sobre sua jornada e admitiu que o vidro havia se quebrado.

Ao tirá-lo da mochila, desenrolou a lona e a seda que o envolviam e percebeu surpreso que o vidro não estava exatamente quebrado, mas dividido em sete formas geométricas.

O sábio, aproveitou estas formas e começou a formar imagens para descrever sua jornada.

Mostrou ao Rei sua casa, um camelo que viu no deserto, monges que encontrou pelo caminho, um barco no rio que atravessou e a cadeia de montanhas onde ele caiu.

O rei gostava tanto de figuras geométricas e de como o sábio contou sua história que resolveu recriar  as peças em madeira e assim surgiu o Tangram.

Fonte: www.pequenosyogis.com.br

Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram
Atividades de matemática -Tangram

Autoria das atividades: Dani Cristina           

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/danieducar/ 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/danieducar1

 LOJA: https://www.loja.danieducar.com.br/ 

BLOGS: https://atividadesparaeducacaoinfantil.com/

Direitos Autorais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.