Atividades interativas Rosinha e Chico Bento

Procurando algo para o mês da festa junina para a sala de aula, encontrei estes caipirinhas Atividades interativas Rosinha e Chico Bento.

Aliás estas Atividades interativas Rosinha e Chico Bento são formas divertidas de trabalhar o vestuário e cultura de cada região .

Contudo cada região do Brasil comemora de formas parecidas, com roupas, comidas e danças típicas e bem alegre.

A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico. Pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! 

Festa Junina nas escolas

Assim é a festa junina!

Uma data comemorativa no qual combina elementos culinários e culturais africanos, índigenas e europeus, e por isso é tida como tipicamente brasileira.

Aliás é uma festa que resulta em várias misturas.

Sobretudo é popularmente redirecionada a um estilo de vida rural e interiorano por parte dos habitantes das grandes cidades.

Enfim para os rurais, é uma das comemorações e símbolo máximo da cultura caipira.

Desta forma é importante salientar para as crianças sobre os diversos elementos lúdicos e um universo rico em cores, luzes, símbolos e tradições.

Certamente a festa junina é um dos temas mais divertidos para se trabalhar em sala de aula com as crianças coma atividades educativas, interativas .

A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho. 

Assim o mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro.

Porém o auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João.

Então as pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.

E nas escolas , não seria diferente , pois a ideia principal é divertir!

O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

Objetivos específicos

  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
1 comentário
  1. Noelma Diz

    posso imprimir

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy