Como ensinar sinais de pontuação
As Atividades de Língua portuguesa – 2º ano com as plaquinhas tem o objetivo de como ensinar sinais de pontuação.
Porém disso busca trabalhar os usos e as finalidades do ponto final, do ponto de exclamação e do ponto de interrogação.
Por isso o professor procura estratégias de como ensinar sinais de pontuação de forma lúdica para que o aluno aprenda de forma divertida.
Contudo a habilidade de usar adequadamente o ponto final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação inclui
- identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação;
- reconhecer — na leitura — sua função;
- usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados.
- o reconhecimento destes sinais na leitura e suas funcionalidades;
- o uso destes sinais na produção escrita para garantir legibilidade e provocar os sentidos de efeitos desejados e pondere estas questões durante toda a aula.
Portanto considere que a análise dos efeitos de sentidos provocados na leitura de frases é um momento inicial e fundamental para a organização deste saber.
Como ensinar sinais de pontuação no 2º ano do ensino fundamental
Distribua as plaquinhas com os sinais de pontuação e as frases fatiadas em pequenos grupos.
Depois peça para que leiam cada frase e levantem a plaquinha correta.
Habilidades de acordo com a BNCC:
EF02LP09 : Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
Em suma é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.
Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime!
Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão.