Atividades com listas de palavras
As Atividades com listas de palavras servem de modelo estáveis de escrita e, por isso, servem para que as crianças sempre recorram a elas quando necessário.
Sobretudo estas Atividades com listas de palavras ,na perspectiva construtivista da alfabetização, vista escrita é vista como algo muito maior do que um código.
Então além de ser decifrada, também permiti que as pessoas se comuniquem.
Para que isso aconteça, o processo de alfabetização deve se preocupar em ensinar o sistema de escrita e também da linguagem em seus usos sociais.

Como trabalhar com Atividades com listas de palavras
ATIVIDADES DE LEITURA :

Por exemplo: lista de convidados para uma festa, lista dos produtos para comprar, lista dos compromissos do dia, lista das atividades que serão realizadas na sala de aula etc.
Sobretudo a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, mas é importante que o professor proponha a escrita de listas que tenham alguma função de uso na comunidade ou na sala de aula.
Em suma: a escrita de listas de palavras que começam com a mesma letra ou outras similares é inadequada, pois descaracteriza a função social deste texto.
Como planejar as com listas no 1o ano

Por exemplo: atividades em que recebam uma lista com os títulos dos contos lidos ou dos personagens conhecidos e tenham de localizar determinados personagens ou títulos (é possível, por exemplo, entregar uma cédula para que os alunos elejam, entre os títulos de duas ou mais histórias já conhecidas, qual será relida pelo professor); leitura da lista de ajudantes do dia; da lista de atividades que serão realizadas no dia; da lista dos aniversariantes do mês etc.

O professor deve propor atividades de escrita de listas das quais os alunos possam de alguma forma fazer uso.
Por exemplo: escrever a lista dos contos lidos, a lista dos animais que já foram estudados e a dos que ainda pretendem estudar, a lista dos personagens preferidos etc.
Vale ressaltar que, quando propomos a escrita de um texto visando à reflexão sobre o sistema de escrita e em que não há um destinatário específico, é fundamental aceitar as idéias das crianças sobre a escrita e colocar questões para que confrontem suas hipóteses.
Nesses casos também não é aconselhável corrigir, escrever embaixo, enfim, fazer uso de recursos similares, pois o objetivo não é a escrita convencional nem a legibilidade do texto.
Ao planejar atividades de produção de listas, considere que é possível propor que os alunos ditem o texto para o professor escrever, que escrevam reunidos em grupos ou duplas ou ainda que escrevam utilizando outros suportes, além do lápis e papel, como as letras móveis.
