Dia do livro infantil – personagens Sítio Pica pau amarelo

No dia do livro infantil – personagens Sítio Pica pau amarelo são os queridinhos da criançada pois retratam a vida real em um sítio divertido.

Portanto o Dia do livro infantil – personagens Sítio Pica pau amarelo, é lembrado no dia 18 de abril , pois é justamente uma homenagem da data de aniversário do escritor Monteiro Lobato.

Aliás a história de Monteiro Lobato com a literatura infantil estão interligadas , pois ele foi um escritor que dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

Portanto no universo da literatura infantil, Lobato deixou também um enorme legado para o mundo da leitura.
Datas comemorativas, dia do livro, Sítio do Pica pau amarelo, Literatura Infantil
Ele mesmo criou alguns personagens e a história do Sítio do Pica pau Amarelo. Conheça os personagens e suas principais características.

Quem são os personagens Sítio Pica pau amarelo:

Narizinho: uma menina de nariz empinado, que na verdade se chama Lúcia, neta de Dona Benta.  Inteligente e com uma adoração por jabuticabas, a menina é prima de Pedrinho e, possui como melhor amiga a Emília, uma boneca de pano.

Pedrinho: neto de Dona Benta. Anda sempre com seu estilingue no bolso, criou o Visconde utilizando um sabugo de milho.

Emília: a boneca feita de retalhos de pano, é a grande amiga de Narizinho. É bastante irreverente, falante e divertida, possui um baú cheio de objetos e coisas esquisitas que guarda de suas aventuras.

Visconde de Sabugosa: logo que ganhou vida, era do tamanho de um sabugo de milho, mas ele tomou uma pitada de fermento e ficou do tamanho de uma pessoa normal.  É muito sábio, usa uma cartola na cabeça e um paletó verde. Passa a maior parte do tempo em seu laboratório desenvolvendo grandes invenções, como é o caso do pó de pirlimpimpim.

Dona Benta: é a avó de Pedrinho e Narizinho, uma senhora inteligente e muito carinhosa que sempre acompanha de perto as aventuras de seus netos.

Tia Nastácia: é a empregada do sítio. Foi ela quem fez a Emília de retalhos de pano de uma saia velha. É, além disso, uma grande cozinheira que está sempre preparando bolinhos para o pessoal do sítio.

Outros personagens do sítio

Quindim: um rinoceronte que fugiu do circo e foi morar no Sítio do Picapau Amarelo, se tornando um grande amigo da turma.

Tio Barnabé: é o ajudante de Dona Benta nos trabalhos do sítio. É um homem da roça, e ensinou Pedrinho a caçar Sacis.

Saci Pererê: é um menino de uma perna só que tem uma carapuça vermelha na cabeça, fuma um cachimbo e anda em redemoinhos de vento.

Cuca: é uma bruxa que tem o corpo de jacaré, dorme em uma caverna no meio do mato e adora fazer maldades com o pessoal do sítio (a vilã da história).

Direitos Autorais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.