Diferentes versões – Chapeuzinho vermelho
Table of Contents
Comparando diferentes versões
A presença regular de situações em que o professor lê livros de literatura infantil na escola para a turma é recomendável por uma série de motivos.
- Ao ter contato com essas obras, a criança pode apreciar a leitura;
- aproximar-se da linguagem desses textos;
- reconhecer características do portador;
- inteirar-se sobre o autor e identificar-se com personagens, além de construir critérios pessoais de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
A escolha do conto Chapeuzinho Vermelho
Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis.
Nesta seqüência de atividades, as crianças serão convidadas a comparar três diferentes versões do conto, que serão lidas pelo professor dentro de um intervalo de tempo.
Essa seleção visa garantir a comparação entre as tramas e a análise dos recursos linguísticos utilizados pelos autores.
A leitura pelo professor
Quando o professor lê para as crianças, mostra-lhes seu próprio comportamento leitor e contribui para que se familiarizem com o universo letrado.
Com isto vai antecipando a organização do espaço e a disposição das crianças, e, ainda, determinando o momento estratégico em que interromperá a leitura (para continuar num momento seguinte).
Ao trazer um material para ler para a classe, o professor também cuida da apresentação adequada do livro, oferece informações que servem para contextualizar a obra e despertar o interesse em conhecê-la e justifica a escolha feita.
Durante a leitura, ao fazer uma interrupção, o professor pode retomar os fatos anteriores para que as crianças não percam a seqüência narrativa.
O professor compartilha com as crianças seu comportamento leitor (explicitando diferentes
aspectos do que faz enquanto lê).
É preciso também assegurar um espaço para que a turma se manifeste a respeito do texto lido, dialogue com ele, dando-lhe, coletivamente, um sentido.
- os sentimentos e experiências suscitadas durante a leitura;
- os trechos mais marcantes;
- uma característica do texto que tenha reparado;
- uma dúvida ocorrida;
- uma hipótese confirmada ou não durante a leitura, etc.
Ao ouvir as opiniões das crianças, o professor possivelmente irá deparar com diferentes interpretações do que foi lido. Isso deve ser respeitado, porque, nesse caso, não há respostas corretas ou incorretas.
Prestando atenção neles, o grupo poderá perceber que, por meio da forma pela qual os acontecimentos são narrados, o autor direciona a interpretação sobre determinadas passagens.
É importante salientar que mesmo que o conto trate de questões ligadas à moralidade, não é aconselhável utilizar sua leitura como um pretexto para oferecer às crianças lições de moral, nem tampouco para impor a opinião do professor sobre, por exemplo, as atitudes da personagem principal.
O foco desta atividade é voltar-se para o texto em si, para que as crianças possam se aproximar da linguagem escrita e desenvolvam comportamentos de leitor.
Objetivos :Valorização da leitura de textos literários de qualidade.Desenvolvimento do gosto pessoal e de critérios de escolha de suas histórias preferidas para compartilhá-las com outros leitores.
Para desenvolver este plano de aula é necessário ter três versões diferentes da história de Chapeuzinho Vermelho, sendo que a primeira deve ser dos irmãos Grimm e a segunda de Charles Perrault.
Desenvolvimento : As situações que compõem a seqüência são as seguintes:
- Leitura (feita pelo professor à classe) de uma boa versão da história para exploração dos aspectos linguísticos característicos dos contos.
- Leitura (feita pelo professor à classe) de uma segunda versão para possíveis comparações entre as versões lidas e análise de diferentes tramas e linguagens dos contos e autores.
- Leitura (feita pelo professor à classe), de uma terceira versão do conto.
Além de contribuir para a aprendizagem de comportamentos leitores, as leituras feitas nesta seqüência de atividades implicarão certos comportamentos específicos que poderão ser postos em prática, como:
- Comentar o que se leu.
- Compartilhar com outros os efeitos, sensações, sentimentos que os textos produzem.
- Confrontar interpretações e pontos de vista.
- Relacionar o conteúdo de um texto com os de outros conhecidos.
- Reparar na beleza de certas expressões ou fragmentos de um texto.
- Ler durante um período, interrompendo a leitura quando necessário.
- Localizar o lugar em que a leitura foi interrompida.
- Recordar os últimos acontecimentos narrados, por meio da leitura de alguns parágrafos anteriores.
- Antecipar o que segue no texto e controlar as antecipações de acordo com o desenrolar da narrativa.
- Adequar a modalidade de leitura aos propósitos que se perseguem.
- Recuar no texto para recuperar aspectos relevantes e, assim, compreender melhor uma situação ou, ainda, para dar mais atenção a uma informação importante.
- Comparar as personagens, ambientes e situações das diferentes versões.
- Comparar as narrativas lidas com outros textos do gênero, outros autores etc.
- Reconhecer certos recursos lingüísticos próprios de um autor, uma versão.
- Identificar recursos lingüísticos adequados a determinadas situações comunicativas ou intenções do escritor.
ATIVIDADE 1- Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm
Logo ao iniciar a seqüência, o professor comunica às crianças qual será o procedimento a ser seguido por ele e por seus ouvintes, de forma a assegurar que a narrativa seja compreendida e apreciada.
A primeira etapa da seqüência consiste na leitura pelo professor da primeira versão da obra escolhida.
A história é curta e pode ser lida de uma única vez. Se houver mais de um exemplar do livro na escola, ele pode ser disponibilizado na sala de aula para que as crianças os manuseiem, apreciem as ilustrações e leiam no próprio texto, mesmo sem saber ler convencionalmente.
Após a leitura, quando o professor estiver certo de que as crianças já comentaram a respeito de tudo o que gostariam, ele coordena uma atividade para propor a análise de recursos linguísticos que tornam a obra singular e atraente para o leitor.
Um recurso que pode ser destacado da primeira versão lida são as descrições das personagens e cenários.
Como o autor descreve o lobo no início da história, como ela estava? (faminto)
Quais foram os recursos utilizados pelo autor para descrever a floresta?
O que o lobo diz à Chapeuzinho quando eles se encontram pela primeira vez?
O que o lobo usou para fingir ser a avó da menina?
Como o autor descreve a localização da casa da avó?
O que fez Chapeuzinho perceber que a avó estava com um aspecto muito esquisito?
ATIVIDADE 2 :Leitura da segunda versão da história Charles Perrault
As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a
verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas.
Na segunda etapa da seqüência o professor realiza a leitura desta versão.
Quando a leitura estiver concluída, o professor propõe a comparação entre as duas versões, retomando as características destacadas na análise registrada anteriormente.
O que acontece no primeiro encontro entre a menina e o lobo numa versão e em outra? Como é o diálogo entre eles em cada uma das versões?
Vamos comparar as diferentes descrições sobre a localização da casa da vovó?
Vamos ver como os autores descreveram a Chapeuzinho em cada uma das versões?
Quais são os diferentes acontecimentos que chamam a atenção e distraem Chapeuzinho Vermelho a caminho da casa de sua avó?
As recomendações da mãe no início da história são diferentes nas duas versões?
Que fim levou o lobo nas duas versões?
ATIVIDADE 3 – Leitura da terceira versão da história
Nesta última etapa da seqüência o professor encaminha a leitura de uma terceira versão do conto.
Nesta terceira versão, do ponto de vista do conteúdo da história, ao invés de comer a avó o lobo a tranca dentro do armário e também não chega a comer Chapeuzinho, que pede ajuda e é socorrida pelos caçadores da floresta.
Exemplos de questões que podem disparar essa análise:
A mamãe pede para Chapeuzinho Vermelho levar comida à vovó. O que diz a mãe agora, nesta terceira versão?
Chapeuzinho Vermelho se encontra com o lobo no bosque. Como cada autor relata o diálogo entre eles?
Chapeuzinho caminha pela floresta – como este cenário é descrito, o que há em cada um dos textos?
O lobo engana Chapeuzinho Vermelho e chega antes dela à casa da vovó. O que diz a ela para enganá-la nessa versão?
Quando chega, Chapeuzinho Vermelho faz perguntas ao lobo, que está deitado na cama da vovó.
O que acontece na história assim que o lobo chega na casa da vovó? Quais as principais diferenças?
Avaliação
O professor pode acompanhar a ampliação das aprendizagens das crianças nesta seqüência, nas demais situações de leitura e produção de texto propostas em sua rotina.
fonte: REVISTA NOVA ESCOLA