Flipbook dos povos indigenas
Comemorado no dia 19 de abril, os primeiros habitantes do Brasil tem grande influencia nas nossas vidas e por isso trouxe esta ideia de Flipbook dos povos indigenas.
Afinal o Flipbook dos povos indigenas traz os conteúdos como culinária, tipo de moradias, artesanato e língua.
Então vale a pena ressaltar que o dia do índio não pode ser estereotipado com musiquinhas e pintura de rosto.
Porém vai além disso: discutir inclusão , diversidade cultural , explorar ou seja apresentar outras ideias para apresentar às crianças de atividades de história com a finalidade de proporcionar um estudo mais aprofundado sobre nossos nativos.
Table of Contents
Ideias para trabalhar sobre os povos indigenas
Vídeo curta metragem do índio Pajerama, a história de um índio que é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.
A cultura indígena
A cultura indígena é diversa, e cada etnia tem seus hábitos próprios e um jeito de se relacionar com o mundo. Ainda assim, muitas tribos compartilham modos de vida, rituais, e organização social semelhante.
Línguas
Atualmente, existem 274 línguas indígenas no Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010. Muitas delas surgiram dos troncos linguísticos tupi e macro-jê.
Sociedades indígenas
De modo geral, os povos indígenas do Brasil vivem em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha.
Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.
Arte indígena
A arte indígena é extremamente rica e se manifesta na música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e pintura corporal.
O uso das cores e de certos materiais estão relacionados aos ritos de passagem, celebrações agrícolas e do cotidiano.
Trabalhando sobre os povos indigenas de acordo com a BNCC

Objeto(s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Veja como salvar o Flipbook dos povos indigenas

Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão disponíveis no DRIVE DO GOOGLE
Clique aqui para fazer o download em PdF
Olá!
Bom dia, eu amei ???
Adorei o material!