Livrinho do nome – identidade e autonomia
Realizar atividades com nomes próprios através deste Livrinho do nome – identidade e autonomia no início da alfabetização é uma boa estratégia para que as crianças comecem a refletir e conhecer sobre o funcionamento do sistema alfabético.
Portanto este Livrinho do nome – identidade e autonomia que é promovida ao aluno com o uso do seu nome e sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação.
Ao elaborar boas atividades de leitura e escrita do próprio nome sobre identidade e autonomia na educação infantil, a criança é levada a refletir sobre diferentes aspectos do sistema alfabético, como por exemplo:
★ As diferenças entre as letras dos outros sinais gráficos;
★ A orientação esquerda-direita da escrita;
★ A estabilidade dos nomes em relação à quantidade de letras;
★ A escrita como significado cultural, já que identifica indivíduos e objetos;
★ A ampliação do repertório de letras;
★ A possibilidade de de perceber que nomes diferentes se escrevem formas distintas;
★ A variedade e posição das letras para se escrever um nome.
Cartaz com os nomes
O nome próprio deve ser fonte de consulta para o aprendizado das letras e recurso para a escrita de outros nomes.
Uma boa prática para a sala de aula é a seguinte: escreva os nomes dos alunos em ordem alfabética e em letra maiúscula, em um cartaz, para que os alunos possam identificar o próprio nome e o dos colegas, fazendo uso constante para a construção da escrita de novas palavras.
Nesse cartaz devem apenas estar escritos os nomes dos alunos e não conter fotos, para promover reflexão constante.
No primeiro mês de aula
Além da construção do cartaz com os nomes, proponha uma sequência de atividades com nomes próprios, como:
★ Realizar atividades de escrita do nome nos pertences das crianças e nos trabalhos propostos no dia;
★ Realizar escrita do nome no crachá;
★ Promover chamada todos os dias, pedindo para que os alunos encontrem os nomes de quem não compareceu à aula, no cartaz de nomes;
★ Pedir que encontrem o ajudante do dia no cartaz de nomes dos alunos.
O nome próprio torna-se a primeira escrita estável dotada de significação à criança, devido à identidade promovida ao aluno com o uso do seu nome, e à sua relevância cultural, pois faz parte da sociedade e marca seu território, sendo fonte de satisfação.
Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão.
Maravilhoso seu blog! continue nos inspirando…
Obrigada por partilhar.Prof.ª Neusa