Primeiro dia de aula
Primeiro dia de aula
O que fazer no Primeiro dia de aula
Como lidar com as expectativas de pais, alunos e mesmo do corpo docente no primeiro dia de aula?
Portanto os primeiros dias de aula é algo que fica marcado na vida da maioria das pessoas.
É um momento de descoberta, de torna-se um pouco mais autônomo em relação aos pais e conhecer novos amigos e aprendizados.
Então os pais, também sentem esse momento, já que temem por deixarem seus filhos em um ambiente novo e pela reação dos pequenos a essa novidade.
Por outro lado, os professores, mesmo com toda experiência também tentam se planejar para que esse dia seja realmente especial e um começo positivo para todos.
Por isso, devemos proporcionar um acolhimento e momentos para fazer nos primeiros dias na escola, um momento em que as boas expectativas sejam alcançadas e laços positivos sejam construídos.
Assim torna-se interessante para que os pais se sintam apoiados na instituição que escolheram, isso só dará maior segurança a seus filhos.
Enfim , é positivo que nos primeiros dias de aula os pequenos passem por uma diversidade de atividades tudo de maneira lúdica e atraente: oficinas com pincel e tinta, rodas de conversa (para um melhor entrosamento), passeio pela escola para conhecerem todos os ambientes etc.
Quais os principais objetivos para fazer no Primeiro dia de aula
★ Propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas e professora, por meio do lúdico;
★ Trabalhar o sentimento de insegurança;
★ Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
★ Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
★ Planejar a volta às aulas.
Dica de leitura!
★ Camila e a Volta às Aulas
Começa um novo ano na escola. Camila está ansiosa para rever seus amiguinhos e conhecer a nova professora. Miguel, primo de Camila, estudará na mesma escola e está com um pouco de medo, mas Camila vai ajudá-lo.
Autor: Nancy Delvaux
Primeiro momento: Chuvinha de papéis
Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros).
Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!
Nos primeiros dias de aula é interessante que os pais permaneçam na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.
Segundo momento:
Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis.
Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.
Receber com carinho
É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los.
Prepara a sala de aula bem bonita para os pequenos e um pequeno presente será bem útil durante o período escolar.
A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles?
Você sabia?
A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola.
Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança.
fonte: guia prático de educação infantil
boa tarde Dani, sou professora de geografia do 6º a 9º ano, não tenho blog. Vi suas atividades e como tenho alunos com PDI tentei imprimir as mesmas mas não consegui….existe algum problema em utilizar as atividades, colocaria a fonte! É isso, aguardo contato. Obrigada Beatriz