Plano de aula – descobrimento do Brasil

Neste Plano de aula – descobrimento do Brasil , da Revista Infantil aborda uma sequencia de atividades educativas sobre a História do Brasil.

Portanto além de atividades práticas as crianças podem aprender com este Plano de aula – descobrimento do Brasil respeitar as nossas raízes.

Aliás através deste destes conteúdos além da disciplina de Historia, podem ser abordadas outras matérias com o mesmo tema.

Plano de aula

Faixa etária: 1º ao 5º ano 

Quem descobriu o Brasil?

Certamente que esta resposta até pode estar na ponta da língua, mas como ir além do dia 22 de abril de 1500 e do feito de Pedro Álvares Cabral? .

Então o principal objetivo do projeto é:

  • fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes,
  • respeite as diferenças, valorizando o índio que habitava o Brasil antes da chegada dos portugueses.

Sobretudo, para envolver os alunos na descoberta da Terra de Santa Cruz – atual cidade de Porto Seguro (BA) e primeiro nome dado ao Brasil –, podemos trabalhar com o humor dos bonecos de fantoche,.

Assim é elaborada uma peça de teatro encenada pelas crianças, a imagens e clipes que retratam monumentos históricos e à pesquisa sobre diferentes versões do descobrimento.

Aliás, o projeto também desenvolveu potencialidades artísticas e resgatou valores.

Enfim, ao encenar os alunos demonstraram a alegria dos portugueses ao avistar novas terras e valorizaram a participação do índio na construção e na cultura de um país multicolorido.

Em suma, a turma entende que as diferenças devem ser respeitadas e podem ser um motivo a mais para a nossa união.

Vamos colorir um Brasil multicolorido? (1º e 2º ano)


1. Selecione alguns desenhos que representem o descobrimento e faça cópia em número suficiente para os alunos.

2. Peça para a turma colorir os desenhos.

3. Após a atividade, aproveite para falar sobre as diferentes raças que compõem o Brasil.

De Portugal para o Brasil (1º ao 3º ano)

1. Selecione imagens de monumentos históricos portugueses, com o objetivo de mostrar as origens do Brasil e de onde veio Pedro Álvares Cabral.

2. Introduza imagens da Terra de Santa Cruz (Porto Seguro – BA) para mostrar o local da chegada dos portugueses.

3. Promova um debate sobre o que mais chamou a atenção nas imagens e vídeos.

4. Incentive o registro das descobertas.


Vamos vivenciar o descobrimento? (4º e 5º ano)


1. Reúna a turma e proponha que vivenciem o descobrimento do Brasil em uma peça de teatro.

2. Em conjunto com os alunos, elabore um texto curto e fácil de ser interpretado com as principais informações do descobrimento.

3. Solicite uma pesquisa sobre hábitos e costumes da época.

4. Peça que escolham suas funções no espetáculo.

Lembre que o trabalho vai muito além do palco e serão necessários figurinistas, uma equipe para cuidar da divulgação, outra para pesquisar a trilha sonora mais adequada, um grupo para buscar opções de cenário e por aí vai.


História em quadrinhos (4º e 5º ano)

1. Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma história em quadrinhos.

Pode ser apenas uma tirinha que narre um momento importante do descobrimento.

2. Mostre as diferenças do gênero (os textos são mais curtos e diretos, representados com balões e os desenhos precisam ser atrativos e retratar a cena descrita com fidelidade).

3. Promova a troca de tirinhas para que todos possam ler e apreciar o trabalho do outro.

4. Ao final, coloque as tirinhas em um mural na classe ou no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.

Móbile de caravelas (1º ao 5º ano)

Materiais:
• Papel kraft
• Cartolina branca
• Papel color set vermelho
• Palito de churrasco
• Linha de bordado
• Cola
• Tesoura


    1. Cole três palitos de churrasco formando a armação do móbile.


2. Recorte os moldes de barco, vela e cruz vermelha para a frente e o verso das caravelas.

3. Cole os dois lados da caravela com a linha de bordado no meio.


4. Amarre as caravelas na armação de palitos de churrasco.


5. Amarre três linhas no centro da armação de palitos para prender o móbile onde desejar.

Plano de aula -descobrimento do Brasil

FONTE: BAÚ DE IDÉIAS

Carta de Pero Vaz de Caminha (4º e 5º ano)
1. Na aula de português, utilize o texto da Carta de Pero Vaz de Caminha, enviada a Dom Manuel (rei de Portugal) para mostrar a importância da escrita em nossas vidas.


2. Ressalte que foi por meio dela que os portugueses ficaram sabendo as maravilhas da terra descoberta.


3. Aproveite para abordar a importância do documento histórico e do registro por meio da escrita.

 DICA DE LIVRO
 

DICA DE VÍDEO

 
PINDORAMA: PALAVRA CANTADA

                        

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy