Plano de aula – descobrimento do Brasil
Neste Plano de aula – descobrimento do Brasil , da Revista Infantil aborda uma sequencia de atividades educativas sobre a História do Brasil.
Portanto além de atividades práticas as crianças podem aprender com este Plano de aula – descobrimento do Brasil respeitar as nossas raízes.
Aliás através deste destes conteúdos além da disciplina de Historia, podem ser abordadas outras matérias com o mesmo tema.
Table of Contents
Plano de aula
Faixa etária: 1º ao 5º ano
Quem descobriu o Brasil?
Certamente que esta resposta até pode estar na ponta da língua, mas como ir além do dia 22 de abril de 1500 e do feito de Pedro Álvares Cabral? .
Então o principal objetivo do projeto é:
- fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes,
- respeite as diferenças, valorizando o índio que habitava o Brasil antes da chegada dos portugueses.
Sobretudo, para envolver os alunos na descoberta da Terra de Santa Cruz – atual cidade de Porto Seguro (BA) e primeiro nome dado ao Brasil –, podemos trabalhar com o humor dos bonecos de fantoche,.
Assim é elaborada uma peça de teatro encenada pelas crianças, a imagens e clipes que retratam monumentos históricos e à pesquisa sobre diferentes versões do descobrimento.
Aliás, o projeto também desenvolveu potencialidades artísticas e resgatou valores.
Enfim, ao encenar os alunos demonstraram a alegria dos portugueses ao avistar novas terras e valorizaram a participação do índio na construção e na cultura de um país multicolorido.
Em suma, a turma entende que as diferenças devem ser respeitadas e podem ser um motivo a mais para a nossa união.
Vamos colorir um Brasil multicolorido? (1º e 2º ano)
1. Selecione alguns desenhos que representem o descobrimento e faça cópia em número suficiente para os alunos.
2. Peça para a turma colorir os desenhos.
3. Após a atividade, aproveite para falar sobre as diferentes raças que compõem o Brasil.
De Portugal para o Brasil (1º ao 3º ano)
1. Selecione imagens de monumentos históricos portugueses, com o objetivo de mostrar as origens do Brasil e de onde veio Pedro Álvares Cabral.
2. Introduza imagens da Terra de Santa Cruz (Porto Seguro – BA) para mostrar o local da chegada dos portugueses.
3. Promova um debate sobre o que mais chamou a atenção nas imagens e vídeos.
4. Incentive o registro das descobertas.
Vamos vivenciar o descobrimento? (4º e 5º ano)
1. Reúna a turma e proponha que vivenciem o descobrimento do Brasil em uma peça de teatro.
2. Em conjunto com os alunos, elabore um texto curto e fácil de ser interpretado com as principais informações do descobrimento.
3. Solicite uma pesquisa sobre hábitos e costumes da época.
4. Peça que escolham suas funções no espetáculo.
Lembre que o trabalho vai muito além do palco e serão necessários figurinistas, uma equipe para cuidar da divulgação, outra para pesquisar a trilha sonora mais adequada, um grupo para buscar opções de cenário e por aí vai.
História em quadrinhos (4º e 5º ano)
1. Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma história em quadrinhos.
Pode ser apenas uma tirinha que narre um momento importante do descobrimento.
2. Mostre as diferenças do gênero (os textos são mais curtos e diretos, representados com balões e os desenhos precisam ser atrativos e retratar a cena descrita com fidelidade).
3. Promova a troca de tirinhas para que todos possam ler e apreciar o trabalho do outro.
4. Ao final, coloque as tirinhas em um mural na classe ou no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.
Móbile de caravelas (1º ao 5º ano)
Materiais:
• Papel kraft
• Cartolina branca
• Papel color set vermelho
• Palito de churrasco
• Linha de bordado
• Cola
• Tesoura
1. Cole três palitos de churrasco formando a armação do móbile.
2. Recorte os moldes de barco, vela e cruz vermelha para a frente e o verso das caravelas.
3. Cole os dois lados da caravela com a linha de bordado no meio.
4. Amarre as caravelas na armação de palitos de churrasco.
5. Amarre três linhas no centro da armação de palitos para prender o móbile onde desejar.
FONTE: BAÚ DE IDÉIAS
Carta de Pero Vaz de Caminha (4º e 5º ano)
1. Na aula de português, utilize o texto da Carta de Pero Vaz de Caminha, enviada a Dom Manuel (rei de Portugal) para mostrar a importância da escrita em nossas vidas.
2. Ressalte que foi por meio dela que os portugueses ficaram sabendo as maravilhas da terra descoberta.
3. Aproveite para abordar a importância do documento histórico e do registro por meio da escrita.
DICA DE VÍDEO