Plano de aula do sitio do pica pau amarelo
FONTE: retirado do site portal do professor
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer algumas obras de Monteiro Lobato;
Conhecer os personagens do Sitio do Picapau Amarelo a partir de suas características.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
– Quem já ouviu falar do Sitio do Picapau Amarelo?
– Quem mora no sitio do Picapau Amarelo?
– Quem é Emilia? Como ela é?
Sugestão: Indagar sobre outros personagens, tais como: Pedrinho, Visconde, Tia Nastácia, Vovó Benta, Narizinho, etc.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Conhecendo os personagens do Sítio do Picapau Amarelo através do filme “Reino das Águas Claras”.
1º Momento: Assistir ao filme “Reino das Águas Claras”, dividindo em sessões de aproximadamente 15 minutos cada.
Ao final de cada sessão o (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre o que viram no filme: O que vimos no filme? “Eu vi a Emilia”, “Narizinho”, “O Jacaré”, “Quem sabe o nome do jacaré”?
O (a) professor (a) deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme mediando suas falas e registrando o que forem dizendo.
Sugestão: O (a) professor (a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes aos personagens, bem como determinar os cortes em cada sessão.
sugestões de vídeos:
3º Momento: Construir com as crianças um painel com as imagens e abaixo de cada uma registrar as falas das crianças.
Avaliação
Nessa aula é possível avaliar a concentração e o envolvimento das crianças durante as sessões do filme;
Avaliar a criatividade e a percepção visual das crianças no que diz respeito à leitura de imagens.