Plano de aula do sitio do pica pau amarelo

FONTE: retirado do site portal do professor
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer algumas obras de Monteiro Lobato;
Conhecer os personagens do Sitio do Picapau Amarelo a partir de suas características.
Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

– Quem já ouviu falar do Sitio do Picapau Amarelo?
– Quem mora no sitio do Picapau Amarelo?
– Quem é Emilia? Como ela é?
Sugestão: Indagar sobre outros personagens, tais como: Pedrinho, Visconde, Tia Nastácia, Vovó Benta, Narizinho, etc.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo os personagens do Sítio do Picapau Amarelo através do filme “Reino das Águas Claras”.

1º Momento: Assistir ao filme “Reino das Águas Claras”, dividindo em sessões de aproximadamente 15 minutos cada.
Ao final de cada sessão o (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre o que viram no filme: O que vimos no filme? “Eu vi a Emilia”, “Narizinho”, “O Jacaré”, “Quem sabe o nome do jacaré”?
O (a) professor (a) deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme mediando suas falas e registrando o que forem dizendo.

Sugestão: O (a) professor (a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes aos personagens, bem como determinar os cortes em cada sessão.

sugestões de vídeos:

2º Momento: O (a) professor (a) deverá trazer para a roda imagens dos personagens do sítio realizando ações para que as crianças os identifiquem como também suas características. Nesta atividade de leitura de imagens questionar às crianças que leitura podem fazer de cada uma. “O que estão vendo”? “Quem é esse personagem”? “O que ele está fazendo”?As imagens podem ser encontradas no “Meu Diário” do Sitio do Picapau Amarelo – Editora Globo.

3º Momento: Construir com as crianças um painel com as imagens e abaixo de cada uma registrar as falas das crianças.
Avaliação

Nessa aula é possível avaliar a concentração e o envolvimento das crianças durante as sessões do filme;

Avaliar a criatividade e a percepção visual das crianças no que diz respeito à leitura de imagens.

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy