Projeto de leitura – leitômetro
O Projeto de leitura – leitômetro consiste em colaborar e incentivar o prazer de compartilhar a leitura com os demais colegas.
Desta forma o Projeto de leitura – leitômetro além de proporcionar o envolvimento do aluno com o livro, ele ainda poderá ter a oportunidade de apresentar a leitura para a sala de aula.
O momento da leitura tem suas diferentes modalidades:
- leitura pelo professor,
- leitura pelo aluno,
- leitura compartilhada,
- leitura para apresentar aos outros.
Ler e apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir o que dizem outras pessoas sobre o mesmo texto e ampliar seu olhar são ações que a escola pode desenvolver com os alunos em diferentes faixas etárias.
A leitura compartilhada, realizada pelo aluno em sala de aula deve ganhar destaque .
Neste caso do projeto de leitura ensino fundamental, leitura torna -se uma atividade central da aula, que ocorre semanalmente e, com isso, os professores têm mostrado aos alunos sua importância.
Através deste projeto de leitura pronto as crianças podem conhecer diversos gêneros textuais, escritores e suas obras.
Com isso, começam a valorizar diferentes estilos e apreciar textos de qualidade, previamente selecionados pelo professor, que compartilha com elas os critérios de sua escolha.
A leitura compartilhada ou colaborativa – é aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido.
Transformar o aluno e leitor principal cria condições para que as estratégias de atribuição de sentido (sejam relativas à mobilização de capacidades de leitura, ou utilização de determinados procedimentos e desenvolvimento de comportamentos leitores).
Portanto, sejam explicitadas pelos diferentes leitores, possibilitando, dessa forma, que uns se apropriem de estratégias utilizadas por outros, ampliando e aprofundando sua proficiência leitora pessoal.
A leitura compartilhada precisa ganhar mais espaço na escola com o intuito de dar aos alunos um modelo de leitor (o professor) e promover o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.
Nesta atividade semanal , os alunos realizam a leitura compartilhada com os colegas da sala, seja um poema, fábula, conto de fadas entre tantos outros gêneros … e ao final da leitura pintam um livrinho da “estante” da atividade em anexo.
Já comecei o meu. E você?