Rotina Turma da Monica

 trabalhar com a Rotina Turma da Monica em sala de aula ajuda ensinar valores como autonomia, controle emocional, pertencimento e bom comportamento, uma vez que ela propõe um encadeamento de ações, uma previsibilidade.

Portanto a Rotina Turma da Monica também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. 

A rotina escolar inicia desde a educação infantil é uma ótima ferramenta pois é um elemento tem seu valor pois proporciona à criança o sentimentos de estabilidade e segurança. 

Entretanto, como vimos a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças).

 Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil. 

A roda da leitura e cantigas é um ótimo momento de acolhimento, pois o professor recebe as crianças, proporcionando sensações de carinho e segurança e de pertencer àquele grupo, aos pequenos que vão chegando. 


Outros momentos preciosos são as brincadeiras com os nomes próprios, parlendas e assim promovendo um verdadeiro “ritual” de chegada. 

Em sala de aula vale tudo, educador organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um. 

Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas.

 Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras.

Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. 

O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração  /interação das crianças neste tipo de atividade.

Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Rotina educação infantil, rotina, Danieducar, turma da monica,
Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 – proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime!
Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão.

   
        © Todos os direitos reservados – @danieducar

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy