Rotina Turma da Monica
trabalhar com a Rotina Turma da Monica em sala de aula ajuda ensinar valores como autonomia, controle emocional, pertencimento e bom comportamento, uma vez que ela propõe um encadeamento de ações, uma previsibilidade.
Portanto a Rotina Turma da Monica também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar.
A rotina escolar inicia desde a educação infantil é uma ótima ferramenta pois é um elemento tem seu valor pois proporciona à criança o sentimentos de estabilidade e segurança.
Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
A roda da leitura e cantigas é um ótimo momento de acolhimento, pois o professor recebe as crianças, proporcionando sensações de carinho e segurança e de pertencer àquele grupo, aos pequenos que vão chegando.
Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse destas.
Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras.
Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário.
O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração /interação das crianças neste tipo de atividade.