Texto informativo – Vida de inseto
Eu nas minha “andanças” pelas pesquisas do google , verifiquei uma duvida que estava me aflingindo e decidi anotar aqui sobre o que é realmente inseto , já que fiz umas atividades e decidi colocar como bichinhos de jardim. Eis um site maravilhoso.
FONTE: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/afinal-contas-que-inseto.htm
O que explica direitinho sobre o que é inseto e suas classificações?
Não são raras as vezes em que a expressão “inseto” se refere a animais que não pertencem a essa classe.
Em sala, pergunte aos alunos o que são insetos, e peça exemplos. Na medida em que eles forem fornecendo informações, anote-as no quadro.
Quando julgar necessário, passe adiante: sugira que formulem, a partir das informações expostas, o que são os insetos, anotando também no quadro.
Em cima do que for criado, inicie a discussão. Pode ser interessante partir do abrangente para o mais específico, ou seja:
– Grupo dos invertebrados: grupo informal, cuja maioria dos representantes não possui vértebras, e não há a presença de crânio em nenhum deles;
– Grupo dos artrópodes: um filo do reino animal cujos representantes são invertebrados, apresentam o corpo segmentado e com esqueleto externo (exoesqueleto);
– Grupo dos unirrâmios: subfilo que abriga os diplópodes (piolhos-de-cobra), quilópodes (centopeias e lacraias) e insetos;
– Grupo dos insetos: classe cujos representantes possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; três pares de pernas; e um par de antenas. Somente essa classe de artrópodes possui representantes com asas, mas nem todos os artrópodes apresentam tal estrutura.
Partindo desse último conceito, mostre aos alunos imagens de insetos e de alguns animais que costumam ser erroneamente classificados como tal. Peça para que digam se são ou não pertencentes a essa classe.
Sim! Pela foto, dá para notar que ela possui asas, um par de antenas e três pares de patas!
Caso seus alunos sejam do Ensino Médio, essa atividade pode ser feita não somente dizendo o que é e o que não é inseto, mas também identificando a qual grupo pertence cada um dos animais apresentados.
No caso em questão:
– Caracóis não são insetos; são do Reino Animalia, Filo Mollusca, Classe Gastropoda.
– Ratos não são insetos; são do Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia.
– Joaninhas são do Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta.
– Escorpiões não são insetos; são do Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Arachnida.
Além disso, em parceria com o professor de Português e de Literatura, vocês podem pesquisar reportagens em que o uso do termo “inseto” esteja errado.
Tal atividade pode ajudá-los a compreender que, mesmo em veículos de comunicação aos quais geralmente atribuímos credibilidade, erros podem ocorrer, sendo necessário, portanto, termos atenção e senso crítico.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola