Texto para leitura e interpretação
Estas Atividades com Texto para leitura e interpretação aborda o tema sobre o carnaval e traz uma divertida história com a fabula pequena: O CARNAVAL DO JABUTI.
Nestas Atividades leitura e interpretação é uma forma divertida em lembrar desta data comemorativa apresentando uma confusão geral nas fantasias de carnaval entre os animais.
Portanto desta vez traz um texto para leitura e interpretação delicioso de ler sobre uma confusão geral no mundo dos animais em plena época carnavalesca.
Assim a leitura torna -se prazerosa ainda mais quando o texto é uma fábula , divertida e que traz uma lição ao final bem interessante.
Como trabalhar com Texto para leitura e interpretação através das fábulas
Para trabalhar com as fabulas para leitura no 3º ano do ensino fundamental é muito prazeroso , pois eles já conseguem identificar a moral da história de cada conto.
Sobretudo nesta fase eles já conseguem descobrir o prazer de compreender bem um texto e realizar as atividades educativas sobre interpretação textual.
Porém é importante o professor ler diferentes tipos de fábulas para que os alunos compreendam que são histórias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas (como falar), muito presente na literatura infantil.
Um exemplo é desta professora que planejou uma aula onde os alunos escreveram uma fabula lida pela professora .
Depois ele fizeram algumas análises de alguns textos escritos por eles e fizeram correção, com a professora como escriba, fazendo intervenções quando necessário.
De acordo com a BNCC as práticas de linguagem da Lingua Portuguesa são a decodificação, influência de leitura, formação de leitor e compreensão Estratégia de leitura
As habilidades trabalhadas nestas atividades são:
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
Divirtam-se e boa leitura!!