Tipos de moradia
Tipos de moradia
Para trabalhar o conteúdo de geografia Tipos de moradia é importante apresentar as crianças diferente formas de construções.
Assim o objetivo é reconhecer os diferentes tipos de materiais utilizados na construção delas.
Com esta ideia interessante podemos trabalhar com as crianças mostrando imagens diferentes estruturas espalhados pelo Brasil e pelo mundo de formas de moradia dos povos pelo mundo como, casas de palafitas, malocas, favelas e entre outras
Os objetivos de trabalhar os tipos de moradia
- Reconhecer diferentes tipos de moradia humana;
- Valorizar a importância da moradia;
- Identificar moradias construídas por animais;
- Explorar a literatura infantil sobre o tema;
- Realizar atividades de pesquisa;
Espera-se que os alunos respondam que a moradia é um lugar de proteção e abrigo. Diga que a moradia é o lugar onde vivemos com nossa família, e é também o lugar onde nos sentimos seguros e guardamos nossos objetos pessoais e segredos; dentre outros.
Professor, peça aos alunos para produziremum desenho sobre a história e elaborarem uma frase sobre a importância da moradia. Em seguida, exponha os desenhos no mural da sala de aula.
Nesse sentido, proponha atividades para o aluno reconhecer a sua moradia. Apresente várias imagens de diversos tipos de moradia.
- Forma e tamanho da casa ou prédio;
- Cores das paredes janelas e portas;
- Forma do telhado;
- Material utilizado na construção, dentre outros.
4 ª aula – Professor, nesse momento, o objetivo é propiciar aos alunos a descoberta de moradias feitas por animais. Você poderá explicar assim:
“Muitos seres vivos, como o homem, também procuram um abrigo para se proteger do frio, do calor, do vento, da chuva, etc. Vamos conhecer onde alguns deles vivem? Os animais procuram abrigos naturais como cavernas, árvores, fendas em rochas, corais no fundo mar. Alguns constroem moradias permanentes, pois a casa é um abrigo contra os perigos do ambiente e para a criação de filhotes.”
- Constroem suas casas
- Fazem ninhos
- Fazem tocas
- Moram no alto das árvores
- Moram debaixo da terra