Tipos de moradia

Tipos de moradia

Para trabalhar o conteúdo de geografia Tipos de moradia é importante apresentar as crianças diferente formas de construções.

Assim o objetivo é reconhecer os diferentes tipos de materiais utilizados na construção delas.

Com esta ideia interessante podemos trabalhar com as crianças mostrando imagens diferentes estruturas espalhados pelo Brasil e pelo mundo de formas de moradia dos povos pelo mundo como, casas de palafitas, malocas, favelas e entre outras

Os objetivos de trabalhar os tipos de moradia

  • Reconhecer diferentes tipos de moradia humana;
  • Valorizar a importância da moradia;
  • Identificar moradias construídas por animais;
  • Explorar a literatura infantil sobre o tema;
  • Realizar atividades de pesquisa;
1ª aula Professor, organize a turma em roda de conversa, prepare um momento de sensibilização e providencie a história “Os Três Porquinhos”.
 
 
 A seguir, pergunte aos alunos o que entenderam da história, e indague-os: Por quê a moradia para os três porquinhos era importante?
Espera-se que os alunos respondam que a moradia é um lugar de proteção e abrigo. Diga que a moradia é o lugar onde vivemos com nossa família, e é também o lugar onde nos sentimos seguros e guardamos nossos objetos pessoais e segredos; dentre outros.
Professor, peça aos alunos para  produziremum desenho sobre a história e elaborarem uma frase sobre a importância da moradia. Em seguida, exponha os desenhos no mural da sala de aula.
 
2ª aula – Professor, para trabalhar sobre os tipos de moradia, providencie a seguinte história: “A casinha do Tatu”, da autora  Elza Sallut e realize a seguinte contação de história:
 
A partir dessa história, os alunos deverão compreender que seja qual for o tipo de moradia, a casa é um lugar importante para eles. Além de ser abrigo, ela é espaço de convivência entre seu grupo familiar.
Nesse sentido, proponha atividades para o aluno reconhecer a sua moradia. Apresente várias imagens de diversos tipos de moradia.
  • Forma e tamanho da casa ou prédio;
  • Cores das paredes janelas e portas;
  • Forma do telhado;
  • Material utilizado na construção, dentre outros.
3 ª aula – Disponibilize uma cópia para cada aluno com a letra da música. Em seguida, peça para fazerem a leitura e depois cante com os alunos.
 
 
A CASA
 
 
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
 Porque na casa
 Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
 Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque pinico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
 Na rua dos bobos
 Número zero
 Fonte: CD, Toquinho ou
Vinícius de Morais.A arca de Noé. 2. ed. São Paulo: Companhia da letrinhas, 2002.

4 ª aula – Professor, nesse momento, o objetivo é propiciar aos alunos a descoberta de moradias feitas por animais. Você poderá explicar assim:

“Muitos seres vivos, como o homem, também procuram um abrigo para se proteger do frio, do calor, do vento, da chuva, etc. Vamos conhecer onde alguns deles vivem? Os animais procuram abrigos naturais como cavernas, árvores, fendas em rochas, corais no fundo mar. Alguns constroem moradias permanentes, pois a casa é um abrigo contra os perigos do ambiente e para a criação de filhotes.” 

Dos animais que vocês conhecem, citem os que:
  • Constroem suas casas
  • Fazem ninhos
  • Fazem tocas
  • Moram no alto das árvores
  • Moram debaixo da terra 

 

 
Você pode gostar também:
Direitos Autorais
Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy