Flipbook dia do índio

Comemorado no dia 19 de abril, os primeiros habitantes do Brasil tem grande influencia nas nossas vidas e por isso trouxe esta ideia de Flipbook dia do índio.

Afinal o Flipbook dia do índio traz os conteúdos como culinária, tipo de moradias, artesanato e língua.

Então vale a pena ressaltar que o dia do índio não pode ser estereotipado com musiquinhas e pintura de rosto.

Porém vai além disso:  discutir inclusão , diversidade cultural , explorar ou seja apresentar outras ideias para apresentar às crianças de atividades de história com a finalidade de proporcionar um estudo mais aprofundado sobre nossos nativos.

Conheça algumas ideias para trabalhar no dia do Indio

Vídeo curta metragem do índio Pajerama, a história de um índio que é pego numa torrente de experiências estranhas, revelando mistérios de tempo e espaço.

A cultura indígena

A cultura indígena é diversa, e cada etnia tem seus hábitos próprios e um jeito de se relacionar com o mundo. Ainda assim, muitas tribos compartilham modos de vida, rituais, e organização social semelhante.

Línguas

Atualmente, existem 274 línguas indígenas no Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010. Muitas delas surgiram dos troncos linguísticos tupi e macro-jê.

Sociedades indígenas

De modo geral, os índios do Brasil vivem em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha.

Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.

Arte indígena

A arte indígena é extremamente rica e se manifesta na música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e pintura corporal.

O uso das cores e de certos materiais estão relacionados aos ritos de passagem, celebrações agrícolas e do cotidiano.

Trabalhando dia do índio de acordo com a BNCC

Flipbook dia do índio

Objeto(s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.

Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

Veja como salvar o Flipbook dia do índio
Flipbook dia do índio

Para salvar é só clicar em cima de cada imagem e com o mouse direto escolher a opção SALVAR IMAGEM COMO…

Flipbook dia do índio
Flipbook dia do índio

Você pode gostar também:
Direitos Autorais
2 Comentários
  1. Joselma Borges Santana Santos Diz

    Olá!
    Bom dia, eu amei 👏👏👏

  2. Jordana Vahl Bohrer Diz

    Adorei o material!

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy