Atividades com nome proprio para alfabetizaçao
Atividades com nome proprio para alfabetizaçao
Estas Atividades com nome proprio para alfabetizaçao podem ser feitas no início das aulas para ensinar e reconhecer a letra inicial do seu nome e saber diferencia-las dos demais colegas da turma.
Sobretudo o objetivo destas Atividades com nome proprio para alfabetizaçao é conhecer a turma, identificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre os nomes e a quantidade e disposição das letras e sua relação com os sons.
Então no primeiro momento da acolhida de aula , na volta às aulas, o professor propõe diversas atividades lúdicas para trabalhar o nome.
Em suma a ideia é oferecer e proporcionar momentos com atividades que desenvolvam o sistema de escrita , mas que precisam ser diversificadas a fim de oferecer novos desafios às crianças, potencializando seu aprendizado.
A importancia das Atividades com nome proprio para alfabetizaçao para o uso do crachá
O uso do crachá de mesa é de sum importância para que a criança consiga estabelecer comparações para tentar ler outras palavras.
Sobretudo o nome e sobrenome são essenciais para trabalhar com as crianças desde a Educação Infantil.
Então esta rotina de utilizar o crachá como apoio na escrita do nome da criança serve para dar a sua identidade nas atividades com o nome 1 ano.
E com este contato com o nome próprio, as crianças notam a regularidade da forma dele e entendem que a escrita fixa a língua falada.
Assim toda vez que elas escrevem seu nome, percebem que ele tem sempre as mesmas letras.
Essa estabilidade do sistema é muito importante, porque é um ótimo campo de reflexão e aprendizagem
Como trabalhar as Atividades com nome proprio
Abaixo deixo algumas sugestões que trabalhei na primeira semana de aula com as crianças para que reconhecessem os nomes próprio e dos colegas.
No primeiro momento utilizei a confecção de uma chamadinha com os nomes das crianças em ordem alfabética e com a lera inicial em destaque.
Entretanto utilizar a chamadinha deve ser inserida na rotina da turma , a fim de que eles percebam a regularidade da forma da escrita do seu nome e dos demais colegas e entendem que a escrita fixa a língua falada.
Porém vão notando com o passar do tempo que ele tem sempre as mesmas letras , muito importante para o campo de reflexão e aprendizagem.
Brincando com os nomes
Primeiramente imprima a cantiga em tamanho grande e fixe na parede para incluir na rotina durante a primeira semana de aula.
Depois com o molde da canoa, faça em EVA ou cartolina e faça o rio com papel colorido azul.
Portanto iniciamos a aula com a entrega dos peixinhos com o nome de cada um.
Assim ao iniciar a cantiga de roda , que foi impressa em tamanho maior e fixada na parede , íamos cantando e chamando os nomes para que eles se apresentassem a turma.
Já nos próximos dias, os peixinho são colocados em uma bacia , onde ao serem chamados na cantigas , cada criança ia procurar o seu nome com os demais, dificultando a leitura.