PLANO DE AULA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE ACORDO COM BNCC
Tema da aula: Leitura e compreensão de histórias em quadrinhos
Conteúdos trabalhados: Tirinhas e histórias em quadrinhos (HQ)
Habilidades Trabalhadas:(EF15LP14)
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Práticas de Linguagem: Leitura.
Objetivos:
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
•Reconhecer linguagem verbal e não verbal;
• Criar personagens a partir das fábulas, acrescentando detalhes.
• Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
• Compreender o que é história em quadrinhos, e perceber suas características;
•Reconhecer linguagem verbal e não verbal;
• Criar personagens a partir das fábulas, acrescentando detalhes.
• Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
• Reconhecer elementos do gênero história em quadrinhos: recursos gráficos (como os traços que indicam movimento), onomatopeias, balões que indicam falas e pensamento, etc
• Ampliar os saberes que os alunos já possuem sobre a temática;
• Conceituar e identificar frase;
• Reconhecer dentro do texto: frase-oração e período;
• Estabelecer a diferença entre frase, a partir da HQ;
• Produção textual;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de sua autoria;
• Ampliar os saberes que os alunos já possuem sobre a temática;
• Conceituar e identificar frase;
• Reconhecer dentro do texto: frase-oração e período;
• Estabelecer a diferença entre frase, a partir da HQ;
• Produção textual;
• Estimular a criatividade e a capacidade de produzir e de apresentar um trabalho de sua autoria;