Dinâmica – árvore do afeto

A Dinâmica – árvore do afeto nada mais é que uma brincadeira de recreação para a volta as aulas .

Este é o momento de pensar na fase de adaptação à rotina escolar, e importante receber bem os alunos novos e antigos com Dinâmica – árvore do afeto.

Através dinamica volta as aulas 3 ano devem ser atividades práticas que animem e ajudem na integração da turma.

Por isso é fundamental nos primeiros dias criar uma dinamica de acolhida ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar.


Esse ambiente aparece em decisões planejadas – como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes etc.

Também pode realizar apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma .
Pensando no retorno , pensei em diversas formas de fazer uma atividade cujo a estratégia era proporcionar aos meus alunos um momento de afetividade.

Foi pensando nisso que organizei esta dinâmica – volta às aulas – árvore do afeto para o primeiro dia de aulas , após as férias .

Tema: Dinâmica – volta às aulas – árvore do afeto

Tempo estimado : 20 minutos

Material: cartolina marrom , papel Filipinho verde, vermelho, fita crepe.

Modo de fazer :Para iniciar esta dinâmica – volta às aulas – árvore do afeto , elaborei um tronco de árvore no papel cartolina marrom e anexei a lousa , ou também pode desenhar com giz , e colei as maçãs viradas e coladas com fita crepe.

Cada maçã contém uma frase como ( Abrace um amigo ,  cante uma cantiga…) que estimulam a leitura , os sentimentos e emoções, no qual o aluno lerá  diante da sala e fará o que se pede.

Agora é  a vez do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças  se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.


dinâmica, Sentimentos e emoções, volta as aulas, 3º ano,


dinâmica, Sentimentos e emoções, volta as aulas, 3º ano,

dinâmica, Sentimentos e emoções, volta as aulas, 3º ano,




Direitos Autorais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.